VANTAGENS DA COMPRESSÃO

Prolongar a corrida. Acelerar a recuperação.
Descubra como obter a sua vantagem.

Descubra as vantagens

As meias de compressão são utilizadas há décadas por médicos no tratamento de problemas vasculares, sobretudo relacionados com a má circulação sanguínea e insuficiência venosa.

 

A ação benéfica das meias de compressão explica-se facilmente pela aplicação de tecnologia de compressão graduada que, sendo mais forte na zona do tornozelo e menor ao longo da perna, melhora o retorno venoso, ou seja, auxilia a circulação de sangue das veias das pernas para o coração, para além de ajudar na estabilização muscular e redução do volume das pernas e das veias.

 

Devido à eficácia comprovada das meias de compressão, pessoas saudáveis também as usam regularmente para prevenir ou reduzir o inchaço e a sensação de peso e dor nas pernas, problemas que surgem normalmente depois de um dia de trabalho, várias horas de pé ou até mesmo após uma longa viagem de avião ou automóvel.

 

Os mesmos princípios científicos da tecnologia de compressão graduada, são agora aplicados em meias desenvolvidas específicamente para a Corrida e outros desportos, e garantem diversas vantagens exclusivas para os atletas (profissionais e amadores).

01. Suporte muscular

A intensidade, o tipo de piso e a duração de cada treino ou prova provocam uma vibração muscular contínua, que leva ao aparecimento de microrupturas, cãimbras e dores musculares, que naturalmente levam à interrupção ou fim do exercício.

 

O efeito da meia de compressão melhora de forma significativa o suporte muscular da perna e contribui para a diminuição da sensação de fadiga, prolongando a performance muscular. A menor sensação de cansaço permite acelerar o período de recuperação entre cada treino, e logo facilita a preparação para a próxima prova.

02. Estabilidade das articulações

Por via do melhor suporte muscular, existe um maior equilíbrio na ação entre os ligamentos e as articulações do joelho e do tornozelo. Assim, devido à utilização de meias de compressão, o desgaste das articulações é minimizado, principalmente na área do tendão de Aquiles, e algumas das queixas relacionadas com inflamações crónicas podem também ser eliminadas.

03. Proprioceção melhorada

Por efeito da compressão, a ativação muscular e a sensação de estabilidade produzem um aumento da sensibilização do corpo do atleta. A proprioceção (ou cinestesia) é a perceção de uma pessoa sobre a localização espacial do seu corpo, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo, sem utilizar a visão. Para os atletas, este tipo de perceção permite-lhes melhorar o equilíbrio postural e a sensação de força durante o exercício.

04. Mais oxigénio para os músculos

A tecnologia de compressão aumenta a pressão sanguínea nas artérias (influxo arterial), assim como a microcirculação nos pequenos vasos capilares do corpo. Um maior fornecimento de sangue até os musculos, acelera a absorção de oxigénio, nutrientes e minerais que, por sua vez, permitem melhorar a performance e a resistência dos atletas.

05. Retorno venoso mais rápido

A compressão graduada, corretamente distribuida ao longo da perna, acelera o retorno do sangue das veias e melhora a remoção das substâncias metabólicas (entre as quais, o ácido lático ou lactatos) do músculo. A maior rapidez no retorno venoso permite ainda uma sensação de leveza das pernas, uma vez que a retenção de líquidos nos tecidos é minimizada. E é também por isso que se recomenda a utilização das meias de compressão após o exercício, pois proporciona uma recuperação melhor e mais rápida.

06. Proteção e regulação térmica

As meias de compressão até ao joelho garantem aos atletas uma elevada proteção contra eventuais raspões dos ténis e pequenas escoriações provocadas pelo contacto com vegetação ou pedras, sobretudo durante as corridas em trail. Nos dias mais frios, com vento e chuva, as meias também ajudam a manter a temperatura corporal, contribuindo assim para a melhoria da performance muscular e diminuição do risco de lesões.

Pronto para beneficiar de todas estas vantagens?

as nossas marcas